O Dia de Doar faz parte do maior movimento de incentivo à generosidade do mundo, o GivingTuesday.
Toda doação é importante para a construção de um mundo melhor.
Na quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação, compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.
Em apenas alguns anos, o GivingTuesday se tornou um movimento global com centenas de milhões de pessoas participando de todas as maneiras possíveis. Alguns resultados importantes do Dia de Doar 2023.
No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com mais de 90 países participando oficialmente.
Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).
Quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos . E o Dia de Doar é realizado como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.
Veja como promover ações promocionais do Dia de Doar na Black Friday
Em 2019 foi lançada a campanha Dia de Doar Kids, como parte do Dia de Doar, e que tem como proposta promover a gentileza e a generosidade junto ao público mais jovem. O Dia de Doar Kids faz parte da rede do #GivingTuesdaySpark.
Siga-nos para mais informações sobre o movimento
Todo mundo! Celebramos uma ampla gama de participantes d einstituições sem fins lucrativos, de pequenas a grandes empresas, pessoas e famílias. Todos tem uma coisa em comum: eles estão comprometidos com a genenrosidade da cultura de doação.