O que é o Dia de Doar?
O Dia de Doar é o momento do ano que em celebramos a doação, a generosidade e as boas ações. O movimento tem como objetivo promover um país mais generoso e doador, trazendo à população a consciência que todos podemos doar para instituições que estão promovendo a mudança social. Em 2023 será realizado em 28 de novembro.
Quando surgiu?
O Dia de Doar surgiu em 2012, nos Estados Unidos, com o nome #GivingTuesday. Foi criado pela organização 92Y com a proposta de ser um contraponto às datas comerciais #BlackFriday e #CyberMonday, e é sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2013, com o nome Dia de Doar, e desde 2014 o Brasil faz parte da rede global do movimento.
Quais países participam do Dia de Doar?
Já são mais de 90 movimentos do Giving Tuesday pelo mundo. Tem Dia de Doar em todos os continentes, e em países como Estados Unidos, Índia, Itália, Inglaterra, Austrália, Quênia, Tanzânia, Suíça, Eslovênia, Taiwan, Rússia, e muitos mais!
Como participar do Dia de Doar?
São muitas as maneiras! Se você é um indivíduo e quer doar ou promover uma ação de doação no Dia de Doar, temos sugestões. Se você vai promover o Dia de Doar dentro da sua empresa, veja como participar aqui no site! Faz parte de algum órgão público? Temos sugestões para você. Você é estudante, ou faz parte de uma escola, e quer mobilizar para o Dia de Doar? Confira as boas ideias.
Também temos sugestões para as famílias e para as igrejas que querem se envolver no Dia de Doar e promover a solidariedade entre os brasileiros. Muitas cidades estão se juntando, em campanhas integradas.
Ah, já sei! Você é de uma organização da sociedade civil, uma ONG! Então você não pode perder a oportunidade de estimular sua rede de doadores no Dia de Doar!
Confira em "Participe" algumas ideias!
Por que devo divulgar minha participação?
Ao compartilhar sua participação, você inspira milhares a seguir o seu exemplo! No dia 28 de novembro, se você vai doar, se a sua empresa, organização ou comunidade vai fazer alguma ação de doação, divulgue nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn etc.) usando a hashtag #DiadeDoar. Quanto mais você divulgar, mais sucesso terá a campanha e mais pessoas serão tocadas pela sua ação! E, de quebra, vai ajudar a promover a cultura de doação no Brasil!
Quem promove?
O Dia de Doar é promovido pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que querem fazer avançar a cultura de doação no país. No Brasil, o Dia de Doar é organizado pela ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos.
Quem é o dono do Dia de Doar?
O movimento do Dia de Doar não é de uma única organização. É de todos: indivíduos, famílias, organizações da sociedade civil e empresas que queiram apoiar a iniciativa. Qualquer um que siga os princípios do Dia de Doar pode participar. É igual festa junina: todo mundo faz a sua no mesmo período, com os mesmos símbolos, já que faz parte da nossa cultura.
Posso usar a marca Dia de Doar livremente?
Deve! O Dia de Doar é um movimento que encoraja que cada um organize sua própria iniciativa. Desde que alinhadas com a campanha, todos podem utilizar a marca e materiais disponibilizados aqui no site, seja para fazer uma ação de doação ou para receber doações.
Posso usar outra hashtag, além da #diadedoar?
Pode! Você tem toda liberdade para criar a sua hashtag, e construir a narrativa da sua própria ação do Dia de Doar. O que é importante é também utilizar a hashtag #DiadeDoar, pois assim a sua campanha estará integrada à de todo mundo, e nós conseguiremos medir o resultado do Dia de Doar em todo o país.
Posso captar recursos para minha organização usando o Dia de Doar?
Sim. Aliás, você deve! As organizações devem efetivamente fazer campanhas de captação de recursos financeiros, promovendo ações para pedir a doação no Dia de Doar, para que indivíduos e empresas tenham quem apoiar no Dia de Doar.
Posso doar no Dia de Doar?
Claro! Esse é o espírito! Que todos doem e, mais que isso, divulguem que estão doando, usando a hashtag #diadedoar, para incentivar ainda mais pessoas a doar.
Tenho que pagar algo? O que tenho que dar em troca?
Não há cobrança pelo uso da marca e dos materiais, apenas pedimos que registre a ação (fotos/textos/vídeos) e a compartilhe conosco para colocarmos nas mídias sociais, utilizando a hashtag #DiadeDoar.
O que são Campanhas Comunitárias?
São campanhas realizadas como parte do Dia de Doar, mas que não visam arrecadar doações para uma organização ou projeto específico, e sim para um bairro, cidade ou causa. Ou seja, nas Campanhas Comunitárias, todos são impactados positivamente, e não apenas uma ou outra organização. Acesse a aba de Campanhas Comunitárias do site e confira!
O que é o Minha História de Doação?
É uma campanha, parte do Dia de Doar, que incentiva as pessoas a compartilharem as suas histórias de generosidade. No Minha História de Doação queremos que você conte a sua história individual - e não da sua família, organização, etc. O foco é você, e ela irá inspirar muitas outras pessoas a fazer o mesmo.
Posso doar para o próprio Dia de Doar?
Sim. Se você quiser contribuir para que o que promovemos tenha ainda mais impacto e alcance mais pessoas e organizações em todo o país, pode contribuir a gente. Escreva para contato@diadedoar.org.br e fale com a gente.
O que não posso fazer?
Usar a campanha, logo, hashtag ou materiais para outras iniciativas que não sejam relacionadas ao Dia de Doar e à doação/promoção da generosidade.
Posso fazer campanhas de doação não financeiras?
Pode também! Afinal, faremos um país mais generoso e doador com muito mais do com apenas dinheiro. Porém, é importante lembrar que as organizações da sociedade civil precisam de dinheiro para sua operação, então, se for possível provocar sua rede a doar recursos financeiros, isso será muito importante para a organização que você quer apoiar!
Sou uma empresa, como participo do Dia de Doar?
Crie uma campanha, na sua empresa, usando o logo do Dia de Doar e apoiando uma ação social. Quanto mais criativa melhor! Caso a empresa mantenha uma fundação ou instituto, sugerimos que a campanha apoie ao menos uma outra organização que não suas próprias ações. Dê visibilidade para sua campanha do Dia de Doar e conte-nos como foi!
Sou um estudante com poucos recursos, como participo do Dia de Doar?
Doe seu tempo e sua energia articulando uma campanha para que outras pessoas de sua rede doem recursos! Pesquise na Internet outras iniciativas que usam poucos recursos (já viu a campanha do "Abraço Grátis"?). Seja voluntário em organizações de sua comunidade. Ideias não vão faltar. Gostaríamos de ler a sua experiência, compartilhe conosco: minhahistoriadedoação.org.br .
Por que vocês querem receber informação sobre minha campanha?
Para postar aqui no site e nas nossas mídias sociais e inspirar mais pessoas a seguir seu exemplo. Quanto mais pessoas inspiradas, maior é o impacto social que podemos gerar juntos.
Sou da imprensa e gostaria de fazer uma matéria. Com quem falo?
Entre em contato conosco no e-mail contato@diadedoar.org.br ou no telefone (11) 96445-5067. Esse é o telefone da ABCR, que organiza o Dia de Doar.
Posso fazer minha campanha do Dia de Doar no dia em que eu escolher?
Todo dia é dia de doar. E você pode começar sua campanha antes, e isso é muito comum, justamente para que o Dia de Doar seja o grande auge, quando todo o país estará falando sobre a importância de doar para organizações da sociedade civil.
Quais informações vocês gostariam de receber sobre a minha ação?
O Dia de Doar quer inspirar mais e mais pessoas, engajá-las e, por isso, quanto mais informação melhor! Você pode compartilhar conosco fotos, textos, depoimentos, vídeos, seu papel (líder, apoiador, participante), o que foi doado, quanto foi doado, se já fez isso antes, e, se sim, quais os resultados anteriores. Também se cadastre em nosso site para termos seu e-mail e contato para futuras ações. Conte sua história de como você fez a diferença neste dia.
