Perguntas Frequentes

O que é o Dia de Doar?
O Dia de Doar é um movimento que tem como objetivo promover um país mais generoso e doador. Em 2020 será realizado em 01 de dezembro. ​
Quando surgiu?
O Dia de Doar surgiu em 2012, nos Estados Unidos, com o nome #GivingTuesday. Foi criado pela organização 92Y com a proposta de ser um contraponto às datas comerciais #BlackFriday e #CyberMonday, e é sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2013, com o nome Dia de Doar, e desde 2014 o Brasil faz parte da rede global. ​
Quais países participam do Dia de Doar?
Já são mais de 70 os movimentos do Dia de Doar pelo mundo. Tem Dia de Doar em todos os continentes, e em países como Estados Unidos, Índia, Itália, Inglaterra, Austrália, Quênia, Tanzânia, Suíça, Eslovênia, Taiwan, Rússia, e muitos mais!
Como posso me envolver?
São muitas as maneiras! Se você é um indivíduo e quer doar ou promover uma ação de doação no Dia de Doar, acesse aqui. Se você vai promover o Dia de Doar dentro da sua empresa, veja aqui como participar. Faz parte de algum órgão público? Temos sugestões para você, veja aqui. Você é estudante, ou faz parte de uma escola, e quer mobilizar para o Dia de Doar? Temos sugestões para você. Também temos sugestões para as famílias e para as igrejas que querem se envolver no Dia de Doar e promover a solidariedade entre os brasileiros. Muitas cidades estão se juntando, em campanhas integradas. Ah, já sei! Você é de uma organização da sociedade civil, uma ONG! Então você não pode perder a oportunidade de estimular sua rede de doadores no Dia de Doar! Confira aqui algumas ideias!
Por que devo divulgar minha participação?
Ao compartilhar sua participação, você inspira milhares a seguir o seu exemplo! No dia 01 de dezembro, se você vai doar, se a sua empresa, organização ou comunidade vai fazer alguma ação de doação, divulgue nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn etc.) usando a hashtag #DiadeDoar. Quanto mais você divulgar, mais sucesso terá a campanha e mais pessoas serão tocadas pela sua ação! E, de quebra, vai ajudar a promover a cultura de doação no Brasil!
Quem promove?
O Dia de Doar é promovido pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que querem fazer avançar a cultura de doação no país. No Brasil, o Dia de Doar é organizado pela ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos. ​
Quem é o dono do Dia de Doar?
O movimento do Dia de Doar não é de uma única organização. É de todos: indivíduos, famílias, organizações da sociedade civil e empresas que queiram apoiar a iniciativa. Qualquer um que siga os princípios do Dia de Doar pode participar.
Posso usar a marca Dia de Doar livremente?
Deve! O Dia de Doar é um movimento que encoraja que cada um organize sua própria iniciativa. Desde que alinhadas com a campanha, todos podem utilizar a marca e materiais disponibilizados aqui no site, seja para fazer uma ação de doação ou para receber doações.
Posso usar outra hashtag, além da #diadedoar?
Pode! Você tem toda liberdade para criar a sua hashtag, e construir a narrativa da sua própria ação do Dia de Doar. O que é importante é também utilizar a hashtag #DiadeDoar, pois assim a sua campanha estará integrada à de todo mundo, e nós conseguiremos medir o resultado do Dia de Doar em todo o país.
Posso captar recursos para minha organização usando o Dia de Doar?
Sim. Aliás, você deve! As organizações devem efetivamente fazer campanhas de captação de recursos financeiros, promovendo ações para pedir a doação no Dia de Doar, para que indivíduos e empresas tenham quem apoiar no Dia de Doar.
Posso doar no Dia de Doar?
Claro! Esse é o espírito! Que todos doem e, mais que isso, divulguem que estão doando, usando a hashtag #diadedoar, para incentivar ainda mais pessoas a doar. ​
Tenho que pagar algo? O que tenho que dar em troca?
Não há cobrança pelo uso da marca e dos materiais, apenas pedimos que registre a ação (fotos/textos/vídeos) e a compartilhe conosco para colocarmos nas mídias sociais, utilizando a hashtag #DiadeDoar.
O que são Campanhas Comunitárias?
São campanhas realizadas como parte do Dia de Doar, mas que não visam arrecadar doações para uma organização ou projeto específico, e sim para um bairro, cidade ou causa. Ou seja, nas Campanhas Comunitárias, todos são impactados positivamente, e não apenas uma ou outra organização. Exemplos são o #DoaSorocaba, #DiadeDoarGramado e #DoeparaCulturaSP.
O que é o Minha História de Doação?
É uma campanha, parte do Dia de Doar, que incentiva as pessoas a compartilharem as suas histórias de generosidade. No Minha História de Doação queremos que você conte a sua história individual - e não da sua família, organização, etc. O foco é você, e ela irá inspirar muitas outras pessoas a fazer o mesmo.
Posso doar para o próprio Dia de Doar?
Sim. Se você quiser contribuir para que o que promovemos tenha ainda mais impacto e alcance mais pessoas e organizações em todo o país, pode contribuir a gente. Escreva para contato@diadedoar.org.br e fale com a gente.
O que não posso fazer?
Usar a campanha, logo, hashtag ou materiais para outras iniciativas que não sejam relacionadas ao Dia de Doar.
Posso fazer campanhas de doação não financeiras?
Pode também! Afinal, faremos um país mais generoso e doador com muito mais do com apenas dinheiro. Porém, é importante lembrar que as organizações da sociedade civil precisam de dinheiro para sua operação, então, se for possível provocar sua rede a doar recursos financeiros, isso será muito importante para a organização que você quer apoiar! Aproveite o Dia de Doar e estimule a doação financeira! ​
Sou uma empresa, como participo do Dia de Doar?
Crie uma campanha, na sua empresa, usando o logo do Dia de Doar e apoiando uma ação social. Quanto mais criativa melhor! Caso a empresa mantenha uma fundação ou instituto, sugerimos que a campanha apoie ao menos uma outra organização que não suas próprias ações. Dê visibilidade para sua campanha do Dia de Doar e conte-nos como foi!
Sou um estudante com poucos recursos, como participo do Dia de Doar?
Doe seu tempo e sua energia articulando uma campanha para que outras pessoas de sua rede doem recursos! Pesquise na Internet outras iniciativas que usam poucos recursos (já viu a campanha do "Abraço Grátis"?). Seja voluntário em organizações de sua comunidade. Ideias não vão faltar. Gostaríamos de ler a sua experiência, compartilhe conosco: minhahistoriadedoação.org.br .
Por que vocês querem receber informação sobre minha campanha?
Para postar aqui no site e nas nossas mídias sociais e inspirar mais pessoas a seguir seu exemplo. Quanto mais pessoas inspiradas, maior é o impacto social que podemos gerar juntos.
Sou da imprensa e gostaria de fazer uma matéria. Com quem falo?
Entre em contato conosco no e-mail contato@diadedoar.org.br ou no telefone (11) 3042-9693. Esse é o telefone da ABCR, que gerencia o dia-a-dia do Dia de Doar.
Posso fazer minha campanha do Dia de Doar no dia em que eu escolher?
Todo dia é dia de doar. E você pode começar sua campanha antes, e isso é muito comum, justamente para que o Dia de Doar seja o grande auge, quando todo o país estará falando sobre a importância de doar para organizações da sociedade civil.
Quais informações vocês gostariam de receber sobre a minha ação?
O Dia de Doar quer inspirar mais e mais pessoas, engajá-las e, por isso, quanto mais informação melhor! Você pode compartilhar conosco fotos, textos, depoimentos, vídeos, seu papel (líder, apoiador, participante), o que foi doado, quanto foi doado, se já fez isso antes, e, se sim, quais os resultados anteriores. Também se cadastre em nosso site para termos seu e-mail e contato para futuras ações. Conte sua história de como você fez a diferença neste dia.