Empresa que realizam ações sociais, segundo pesquisa da Universidade da Califórnia, tem funcionários 31% mais produtivos, 3x mais criativos e vendem 37% mais
O Dia de Doar nas empresas é um momento de celebração, engajamento de funcionários e implementação prática do Social, do tão falado ESG. Neste artigo você saberá como utilizar ferramentas empresariais que promovam a captação de doações.
Você pode participar da mobilização utilizando elementos do Dia de Doar nas empresas, que se dedica a construir um mundo que conecta pessoas através de engajamento corporativo, transparência e confiabilidade.
De marcas multinacionais a pequenas empresas, as pessoas estão se reunindo de várias maneiras para mostrar união no Dia de Doar nas empresas. Você pode fazer parte deste movimento espalhando dignidade, oportunidade e igualdade globalmente.
Uma ótima oportunidade para mobilizar ações relacionadas ao ambiente corporativo é a conexão de pessoas. O ambiente organizacional envolve pessoas, que podem mobilizar e engajar mais pessoas para atuar no combate a problemas sociais.
O Dia de Doar nas empresas, sendo conduzido pelos próprios colaboradores, pode trazer oportunidade de motivá-los a serem mais engajados trazendo a sensação de pertencimento.
Você também pode acesse o Kit para Empresas, disponível na pasta de Manuais do Dia de Doar. Clique aqui e acesse. Confira também outras formas de participar clicando aqui.
O 3º setor é muito amplo, com infinitas possibilidades e causas, que podem influenciar e muito a forma como você se posiciona em relação à sociedade e aos seus próprios colaboradores.
Demonstrar apoio, engajar sua comunidade e colaboradores e apoiar uma causa social pode trazer muitos benefícios para marcas que estão alinhadas às novas demandas da sociedade. Por isso é necessário pensar qual é o ponto de encontro que conecta as causas e as suas atividades.
Para que você possa conversar com seu público, é interessante criar uma Persona que possa se relacionar com quem te acompanha.
Como criar uma Persona?
A ideia é criar um personagem que seria o melhor amigo do seu público-alvo, para isso, pense:
Caso precise de ajuda para identificar qual é o seu público-alvo, clique aqui.
O termo empatia tem sido muito usado atualmente. Percebemos que as pessoas estão mais empáticas e se solidarizam por histórias que passam por injustiças e desigualdades.
Essa é uma ótima oportunidade para que você possa mostrar como o engajamento das pessoas é importante para solucionar – ainda que seja em baixa escala – alguns desses problemas.
A participação na transformação de histórias pode ser feita por seus funcionários, clientes, fornecedores e até acionistas. Conhecer a comunidade local e saber quais problemas estão enfrentando fazem com que a urgência de se buscar soluções seja mais urgente.
Uma comunicação efetiva do Dia de Doar nas empresas empodera as pessoas e as coloca no centro da solução desses problemas, mostrando a importância de se doar para apoiar aqueles que dedicam suas vidas à transformação dessas causas.
Fontes como o IBGE e instituições sérias de pesquisa fornecem informações confiáveis que podem ser muito úteis para auxílio na composição de textos.
De acordo com a causa que você defende, busque dados e informações confiáveis que possam dimensionar o tamanho dos problemas que a comunidade local lidando.
Cada setor envolvido com a sua empresa pode fazer parte desta grande mobilização, cada uma apoiando da sua maneira.
É muito importante se posicionar como um agente de transformação social e inspirar esses parceiros, mostrando como e para quem serão direcionadas as doações que vocês estão arrecadando e o impacto de fato do que você está fazendo.
Seja transparente!
Não se esqueça de especificar a forma mais eficiente para transferência dessas doações, seja por PIX, via plataforma de arrecadação ou mesmo de outros itens que não sejam financeiros.
Campanhas solidárias realizadas dentro do ambiente corporativo trazem inúmeros benefícios para a empresa no quesito vendas, desempenho e sensação de pertencimento dos colaboradores.
Lembrando que esses resultados podem ser comprovados através de estudos e números de pesquisas já oferecidos em rede pública, como:
Conectividade – você pode conectar pessoas que incentivem essas doações e que se identifiquem com a causa;
Saúde – a sensação de bem estar ao realizar uma boa ação faz bem para a saúde, oferecendo bem-estar para o colaborador que se sente mais feliz e útil;
Transparência – mostrar o que está sendo realizado com as doações pode trazer maior nível de clareza quanto às responsabilidades sociais da empresa. Isso faz com que os consumidores indiquem seus produtos e serviços, além de dar preferência para uma marca que se preocupa com questões humanas;
Investimento – empresas com grandes capacidades contributivas, apesar da responsabilidade e benefício fiscal, doam em grandes quantidades somente para empresas que relatam o que acontece com doações e que mostram impacto social real;
Cuidados com o funcionário – além do bem-estar, quando o colaborador percebe que a empresa realiza ações sociais e que ela se preocupa com o funcionário, segundo pesquisa da Universidade da Califórnia, esses funcionários são 31% mais produtivos, 3x mais criativos e vendem 37% mais; além dos benefícios impactarem diretamente a longevidade e nível de estresse.
Lembre-se sempre de promover atividades acessíveis e que não comprometa o tempo dedicado dos funcionários, sem abrir mão do resultado positivo. Confira algumas ideias para engajamento:
Gincana de Escola: que tal promover uma gincana equivalente às que eram feitas nas escolas dentro do período de trabalho, por exemplo? Podem acontecer competição entre departamentos, arrecadando cupons fiscais de suas próprias compras e associando pontos a cada doação. A Soulcial é uma plataforma para acompanhar essa transação em tempo real.
A empresa escolhe a ação social que ela vai apoiar: conexão, mostrar que todos podem fazer um pouquinho; saber o que cada empresa que está sendo apoiada está fazendo com as doações. Quem sabe fazer um grande dia de voluntariado com os funcionários para conhecerem a causa e doar?
Rifa beneficente: ser premiado serve de estímulo para ativar qualquer pessoa; fazer uma mobilização do Dia de Doar com rifas beneficentes pode promover uma arrecadação em utensílios, roupas, alimentos ou valores.
A maior motivação dessa ferramenta deve ser despertar os participantes para a causa e as doações, e não para o prêmio, portanto, ser transparente quanto ao objetivo da arrecadação pode trazer sucesso para a sua campanha de arrecadação.
A pandemia de Covid-19 impactou muito a forma como nos vemos como sociedade, um deles é olhar pra gente como a gente. Comunidades de diversas classes começaram a pensar em alternativas para serem solidárias.
Talvez você, sua casa, sua família e sua empresa foram impactados e você ainda não conseguiu encontrar formas de realizar campanhas sociais.
O Dia de Doar nas empresas veio com a emergência de falarmos um “Eu te amo” e juntos buscar alternativas de “sairmos do terno e gravata” e usar as ferramentas disponíveis para doar o que é possível:
Seja ajudando recicladores, ajudando uma ONG, doando o tempo como voluntário, aquilo que for possível. Assim, juntos fortalecemos as instituições que buscam alternativas para problemas sociais.