Em tempos de desinformação, nunca foi tão importante fortalecer o jornalismo profissional e de qualidade. Pensando nisso, 18 organizações jornalísticas espalhadas pelo Brasil se juntaram e criaram sua própria campanha no Dia de Doar, neste 1º de dezembro. A data, marcada pela mobilização global, foi escolhida para promover a generosidade e inspirar pessoas a doar para aquilo o que elas acreditam. A iniciativa inédita, que vai ao ar nas redes sociais do dia 1 a 4 de dezembro, é uma parceria entre Ponte Jornalismo, Maré de Notícias, Aos Fatos, Énois, Marco Zero Conteúdo, Agência Pública, Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Projeto #Colabora, O Joio e O Trigo, Congresso em Foco, Revista AzMina, Nós, mulheres da periferia, Gênero e Número, Portal Catarinas, Eco Nordeste, Amazônia Real, Agência Saiba Mais e Site ((o)) eco. Postagens nas redes, uso da hashtag #diadedoar e recomendações entre si das mídias pretendem motivar pessoas que diariamente se informam através delas e arrecadar recursos para manter o trabalho destas organizações. Em um ano cheio de desafios com a pandemia de coronavírus, a importância do jornalismo se tornou evidente tanto para informar quanto para combater as fake news. Além disso, o ato solidário mostrou sua força na sociedade batendo recordes em 2020. A campanha abraça uma causa conjunta: a democracia. Colaborar e doar para o jornalismo significa também defendê-la. Com narrativas plurais, cada um destes veículos prezam pela liberdade de imprensa, que garante o amplo acesso à informação e a fiscalização do poder público. A contribuição à democracia está nas denúncias de injustiças, no relato dos fatos, na representatividade e diversidade ao retratar diferentes regiões do país.
Início da campanha: 2020-12-01
Término da campanha: 2020-12-04